Aguardado a tempos e adiado por mais tempo ainda, foi lançado recentemente o update de Fallout 4 para os consoles da geração atual. A atualização visa e promete melhorias visuais e de performance para o game. Mas a verdade é que diferente do prometido, o update tem contado com diversas polêmicas e críticas desde seu lançamento.
O canal Digital Foundry, conhecido por analisar hardwares e desempenho de games, afirma que o update chegou “bugado no Xbox Series X/S, e decepcionante no PS5 e PC”. O canal apresentou diversos problemas como descritos abaixo:
No computdor, o modo ultrawide está com péssimo polimento, e com um recursos horrível de “esticar” elementos para se encaixarem nos formatos com 21:9 ou superiores . Bugs encontrados na HUD também fazem parte, como por exemplo na tela de criação de personagem.
O game quebrou diversos mods da comunidade e não retirou o limite de 60fps. No menu PhysX, agora acabam travando o a tela ao usar placas gráficas da nova geração.
Também não há recursos gráficos adicionais, então no momento parece que a maior mudança é a incompatibilidade com mods populares existentes – então não é surpresa que o mod Fallout 4 recente mais popular seja aquele que ‘faz downgrade’ para a versão anteriormente disponível.
No Playstation e no Xbox, as mudanças foram ínfemas, não trazendo melhorias como Ray Tracing e HDR para melhorar os 30fps e torná-los mais cativantes aos jogadores atuais. Se já não fosse ruim o suficiente, a opção de trocar entre o modo performance e gráfico no Xbox Series não funciona, obrigando os jogadores do Xbox a ficarem refens do modo performance.
Após a atualização, o jogo ainda não oferece os visuais presentes nos presets mais altos da versão de PC. A distância das sombras continua a mesma da geração passada, equivalente ao médio do PC, enquanto a distância dos objetos e a qualidade das sombras também ficam atrás nos consoles.
No Xbox Series X, o jogo agora consegue rodar em grande parte em 4K nativo, com 3584×2016 sendo o valor mais baixo atingido. Em performance, o console consegue manter 60fps na maior parte, ficando na casa dos 50 em locais específicos, além de alguns gargalos. Os mesmos problemas estão presentes no Series S.
Como o Xbox ainda está preso no modo performance, o visual em vários aspectos acaba ficando até mesmo abaixo da versão de Xbox One X, com o terreno, folhagem e distância dos objetos tendo decaído.
No seu rival, o PS5, apenas um ponto positivo pode ser confirmado, o conteúdo do update está funcionando como esperado, os jogadores podem inclusive ativar o Modo Gráfico. É importante ressaltar que apesar de funcionando, até no moso gráfico as diferenças e melhorias são quase imperceptíveis (sem mencionar que no PS4, sombras e texturas não receberam atualizações). Pelo menos agora no Playstation os jogadores podem contar com o game em 4k. Até lançamento do update, apenas o Series X tinha essa opção.
Em resumo, muito foi ofertado, pouco foi entregue. É uma enorme decepção para os fãs que depois de todos esses adiamentos, seja entregue algo tão básico. Pelo menos poderemos continuar contando com as análies da Digital Foundry para nos alertar nessas situações.
O resultado deste patch de próxima geração no PS5, Series X e S é sem dúvida decepcionante. Existem pelo menos algumas vitórias aqui: a capacidade de rodar oficialmente a 1440p 60fps dinâmicos no Series S é uma boa melhoria, enquanto poder rodar a 60fps no PS5 é um verdadeiro avanço depois de ser limitado a 30fps.
Mas ainda há muita coisa faltando para ser uma experiência de console definitiva. O fato de as configurações básicas, os detalhes do mundo e as sombras ainda não estarem no mesmo nível do melhor do PC – mesmo rodando no modo 30fps do PS5 – é uma surpresa.
Fiquem com o video da análise:
Até a próxima pe-pe-pessoal.
Fonte 1: Digital Foundry
Fonte 2: Gamevicio